AnimeNotícias

Como e onde estão os atores de Jiraya, Jiban, Jaspion e Kamen Rider Black

Os reis do tokusatsu no Brasil!

Séries de super-heróis japoneses, mais conhecidas simplesmente como séries de tokusasu, fizeram um sucesso estrondoso nas telinhas do Brasil durante as décadas de 80 e 90. Heróis como Jaspion, Jiraiya, Jiban e Kamen Rider Black já nos emocionavam bem antes de conhecermos termos como anime, mangá e o próprio tokusatsu, marcando a vida de muitas pessoas que até hoje seguem fãs do gênero, acompanhando as séries mais novas todos os anos.

Mas por onde andam esses heróis que tanto nos encantaram na infância?

Takumi Tsutsui (Toha Yamaji/Jiraiya)

O herói Jiraiya era vivido pelo ator Takumi Tsutsui, na época com 24 anos.

Depois do fim da série, continuou na indústria, trabalhando como dublador, fazendo comerciais e participando de outras séries tokusatsu, como Winspector. Seus trabalhos mais recentes no gênero foram em Kamen Rider Ghost e Dekaranger: 10 Years After, além de ter voltado a viver Jiraiya no Super Sentai Ninninger, em 2015. Até hoje está na ativa.

Takumi Hashimoto (Manabu Yamaji)

Manabu era o irmão menor de Toha e estava sempre aprontando das suas, como quando roubou a Espada Olímpica e deu um problemão para o herói.

Ele era vivido por Takumi Hashimoto, que entre outras coisas, fez o Super Sentai Zyuranger, onde foi Boy, o Ranger amarelo. Vale lembrar que Zyuranger se tornou a primeira temporada de Power Rangers no ocidente, e o personagem Boy virou mulher, Trini.

Depois de Jiraiya e Zyuranger, Hashimoto fez ainda mais um Super Sentai, Megaranger, em 1997.

Masaaki Hatsumi (Tetsuzan Yamaji)

O patriarca da família de ninjas de Jiraiya era Tetsuzan Yamaji, vivido por Masaaki Hatsumi, que aliás é um mestre ninja de verdade!

Hatsumi é o fundador do estilo de ninjutsu Bujinkan, e ainda hoje ensina seus alunos dentro e fora do Japão. Existem discípulos do mestre inclusive aqui no Brasil.

Megumi Sekiguchi (Kei Yamaji)

Megumi Sekiguchi vivia a irmã do herói, Kei, que também lutava ao lado do irmão sob a identidade ninja de Himenin Emiha, com sua própria armadura e tudo.

Depois do fim da série, Sekiguchi saiu da indústria, não tendo nenhum interesse em reprisar a personagem e nem mesmo falar sobre o assunto. Não há nenhuma foto dela nos dias de hoje.

Shouhei Kusaka (Jiban)

O policial de aço Jiban era vivido por Shouhei Kusaka, que aparecia como a forma humana do herói e emprestava sua voz para a forma robótica do mesmo.

Depois de Jiban, continuou na indústria, fazendo novelas e comerciais. Curiosamente, ele fez teste para o papel de Jiraiya, e embora não tenha passado, apareceu na série como o ninja Kaminin Oruha.

Hikaru Kurosaki (Jaspion)

O Fantástico Jaspion sem dúvidas entrou para a história da televisão brasileira, e isso é tão verdade que aqui estamos nós, mais de 30 anos depois, falando sobre ele! O herói era vivido por Hikaru Kurosaki, que fazia suas próprias cenas de ação no seriado.

Depois de Jaspion, Kurosaki fez alguns filmes, mas saiu da indústria no início dos anos 90. Hoje ganha a vida como instrutor de mergulho no interior do Japão.

Kiyomi Tsukada (Anri)

A simpática e atrapalhada androide Anri era a ajudante de Jaspion, vivida pela atriz Kiyomi Tsukada.

Além de Jaspion, ela também fez Machineman, que chegou a ser exibido no Brasil, e o longa Kamen Rider Shin, de 1994. Também abandonou a indústria e hoje mora nos Estados Unidos, onde se tornou professora.

Junichi Haruta (MacGaren)

O vilão MacGaren, ou Mad Gallant, no original, era vivido por Junichi Haruta, conhecido por ter feito inúmeras séries tokusatsu antes e depois de encarnar o vilão da série.

Após Jaspion, continuou firme e forte na indústria, aparecendo em séries como Metalder, Cybercops, Jiraiya, Jetman, Go-Onger, Kyoryuger e Kamen Rider Blade.

Voltou a viver MacGaren no filme Space Squad: Gavan vs Dekaranger, de 2017, dessa vez apenas como a voz do personagem. Continua na ativa, fazendo novelas, séries e comerciais.

Hiroshi Watari (Boomerman)

Hiroshi Watari é outro ator conhecido por seus trabalhos em tokusatsu. Antes de viver Boomerman em Jaspion, ele foi o herói Sharivan, além de ter trabalhado como dublê em séries do gênero.

Foi o personagem principal em Spielvan, série que sucedeu Jaspion, em 1986. Voltou a viver Sharivan no filme Sharivan: Next Generation, de 2014. Ainda está na indústria.

Tetsuo Kurata (Kotaro Minami/Kamen Rider Black)

Kotaro Minami (ou Isamu Minami, no Brasil) era o alter-ego do herói Kamen Rider Black, sendo interpretado pelo ator Tetsuo Kurata.

Após o final da série, fez diversas participações em novelas, filmes e outros seriados fora do gênero tokusatsu. Voltou ao papel do herói em Kamen Rider Decade, de 2009, e Kamen Rider Drive, de 2015. Quando está longe das câmeras, ele toca seu próprio negócio, a churrascaria Billy The Kid, em Tóquio.

Fonte
Legião dos Heróis
Etiquetas
Mostrar mais

Comics Zone

A Comics Zone estreou no dia 27 de março de 2014 com o objetivo de trazer o máximo de conteúdo sobre tudo o que acontece no mundo das histórias em quadrinhos.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar