Home » Dicas » O que são comics, hqs ou quadrinhos?

O que são comics, hqs ou quadrinhos?

Bom galera, o site da Comics Zone foi inaugurado esta semana e resolvemos falar sobre o tema: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, conhecida também como HQ!

Nesta matéria vamos falar especificamente sobre COMICS, que são aqueles quadrinhos produzidos pelos Estados Unidos ou que tenha aquele formato.

Comics vem da expressão inglesa que pode ser traduzida como cômicos, isto por que, originalmente, os Comics só traziam comédia no enredo. Como tudo evolui, hoje em dia os Comics trazem vários temas, desde horror até romance! Mas o gênero mais famoso é ação, em especial os de super heróis. Uma característica importante dos Comics é a riqueza dos detalhes e as cores.

Hoje em dia, as editoras mais conhecidas são a Marvel Comics e a DC Comics.

Uma forma de publicar Comics é através de Comic Books (Gibis ou HQs, como dizemos no Brasil).

Desde 1975, os gibis tiveram seu formato padronizado no tamanho 17×26 cm, que é o que chamamos de Formato Americano. Agente chama assim por que antes as revistas vinham em tamanho bem menor, o que chamamos de Formatinho!

Os Comic Books surgiram por volta de 1934, e os EUA lideravam o ranking de publicações. Outros países onde estas revistas conseguiram muitos leitores foram o Reino Unido e o Japão, onde são conhecidas como MANGÁS!

Aqui no Brasil, os Comics obtiveram grande aceitação do público durante décadas!

As vendas de revistas em quadrinhos começaram a cair nos Estados Unidos após o término da II Guerra Mundial, sofrendo a competição da televisão e a massificação da literatura popular. Nos anos 60, o público das HQs se expandiu, já que atraía universitários que estavam interessados na proposta apresentada por Stan Lee da Marvel Comics: Super heróis no “mundo real“.

O desenvolvimento dos Comics aconteceu por estágios, o que chamamos de Era. Vocês já devem ter ouvido falar da Era de Prata dos Quadrinhos, Era de ouro, etc. Pois é, vamos falar sobre isso!

A Era de Platina dos Quadrinhos

Editores lançaram coletâneas de tiras de quadrinhos produzidas desde 1833 em livros de capa dura. The Adventures of Obadiah Oldbuck, que apareceu em Nova Iorque em 1842, é o primeiro exemplo de publicação do gênero em inglês.

Uma companhia chamada G. W. Dillingham publicou o primeiro exemplo de HQ conhecido no Estados Unidos, The Yellow Kid in McFadden’s Flats, em 1897. O protagonista é um personagem chamado Yellow Kid ou “Menino Amarelo” (foto ao lado). A publicação tinha 196 páginas em preto e branco.

Outras publicações se seguiram no país, como a primeira revista em quadrinhos colorida (The Blackberries, de 1901). As revistas começaram a circular mensalmente a partir de 1922.

Bom pessoal, vamos parar por aqui.

Espero que tenham gostado e entendido o que são Comics.

About Comics Zone